É possível aumentar a qualidade de uma obra diminuindo o seu tempo de execução e os custos?

Para aqueles que trabalham no setor de construção civil, o planejamento e a execução de um projeto de obra são processos desafiadores e muitas vezes complexos. O responsável pelo projeto (seja arquiteto ou engenheiro civil) constantemente precisa resolver diversos problemas relacionados à logística, orçamentos, gestão de pessoas e, até mesmo, lidar com erros de previsão de uso do material.

 


Exigências legais, documentações e prazos longos, erros nos cálculos de quantidade de material, falhas de comunicação com fornecedores, cronograma mal definido e orçamento mal elaborado são alguns dos principais problemas recorrentes ao gerir um projeto de serviços de construção residencial.


 

Por isso, ter uma gestão de qualidade na obra pode ser a principal diferença para obter bons resultados. Mas será que é possível aumentar a qualidade de uma obra diminuindo seu tempo de execução e os custos?

 

O responsável pelo projeto (seja arquiteto ou engenheiro civil) constantemente precisa resolver diversos problemas não-relacionados ao seu negócio.

 

É possível superar as situações mais problemáticas por meio do uso de estratégias e tecnologias que possibilitam a realização da gestão de qualidade em obras de forma eficiente. Uma das características da gestão de qualidade é usar a tecnologia para acompanhar e controlar todos os processos da obra, facilitando a localização e solução de falhas que possam comprometer o desenvolvimento do trabalho.

A ausência de um colaborador no canteiro de obras ou a falta de materiais no estoque são dois exemplos clássicos de situações que precisam ser rapidamente identificadas para não ocasionar paradas não programadas e, como consequência, atrasos. Problemas de alinhamento entre os profissionais envolvidos, falta de clareza nos prazos e obstáculos na transparência do processo com o cliente podem comprometer seriamente a qualidade na execução de uma obra.

As metodologias ágeis trazem novas formas de executar projetos, podendo contornar esses problemas, além da movimentar mudança de mindset que coloca o cliente no centro das decisões (customer centricity). Evidencia claramente que o propósito não é apenas construir algo para o cliente, mas sim junto com ele, tendo-o como participante em todo o processo.

 


A gestão ágil de obras permite uma visão abrangente e atualizada de todas as etapas do projeto, bem como de todos os envolvidos. Dessa forma, amplia-se a produtividade, evita-se desperdício – seja de material, de maquinário e mão de obra – e, como consequência, reduz custos.


 

O appOBRA reúne orçamento, cronograma e gestão de qualidade em um único lugar. E mais: você pode conversar com sua equipe e/ou o proprietário com conversas centralizadas, de acordo com cada etapa da obra. Toda a comunicação é registrada e centralizada no aplicativo, sendo assim, você não perde tempo com telefonemas, reuniões ou mensagens no WhatsApp em horários inconvenientes.

 

 

Contamos com indicadores de custo, prazo e qualidade visível a todos os envolvidos. Através da tecnologia digital presente no appOBRA, você economiza até 20% do custo de insumos e 10% do custo total na sua construção*. 

O primeiro passo para se manter sempre atualizado é ter a mente aberta e foco no cliente. Ao utilizar novas tecnologias na construção civil, você garante a qualidade dos processos e do resultado final, economia de tempo e recursos e facilitação da comunicação entre as partes.

O resultado? Manutenção e satisfação dos seus clientes!

O appOBRA reúne tudo o que você precisa em um só lugar! Conheça o único aplicativo do mercado que resolve tudo aquilo que vários softwares de gestão não conseguem fazer. Preencha seu cadastro para receber informações sobre o lançamento do appOBRA.

 

Simplifique.
Otimize seu tempo e reduza seus custos com o appOBRA!

* Calculado conforme estudo global da IDC – International Data Corporation, encomendado pela Autodesk que ouviu 835 profissionais de grandes construtoras em 12 países da Europa, Américas e Ásia. A IDC é uma empresa líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e eventos para os mercados de tecnologia.

RELACIONADAS

Confira as notícias desenvolvidas do appOBRA para você.

5-fases-do-canteiro-de-obras-um-guia-essencial-para-uma-execucao-eficiente
5 Fases do Canteiro de Obras: Um Guia Essencial Para Uma Execução Eficiente
13 de setembro de 2024
impactos-climaticos-nas-estruturas-das-obras-prevencao-e-manutencao.
Impactos Climáticos Nas Estruturas Das Obras: Prevenção e Manutenção
15 de agosto de 2024
como-posso-reduzir-custos-na-gestao-de-obras
Como Posso Reduzir Custos Na Gestão De Obra?
10 de julho de 2024

Usamos tecnologia semelhante a cookies para gerar estatísticas e melhorar a sua experiência de navegação. Saiba mais em Aviso de cookies e Política de Privacidade.